Era uma vez Brasil

Sugestões de professores do Projeto sobre os 5 temas- Parte 2

mc sofia

As sugestões nesta semana são de dois professores.

As primeiras são da Profª Regine, de Osasco-SP, que faz parte do grupo de professores do Projeto Era uma vez… Brasil, em São Paulo.

As duas dicas da Regine fazem parte do Tema 1- Brasil e o legado da história e cultura africana e afro-brasileira, a primeira delas é o Canal do PH Côrtes no YouTube, no qual ele tem a série “Meus Heróis Negros Brasileiros”, que faz parte da programação do canal.

PH tem uma linguagem próxima a dos alunos, posto que é tão jovem quanto eles, ou seja, de forma descontraída ele toca em um tema fundamental da nossa formação social, tão histórico quanto contemporâneo e traz a tona a vida de personalidades que estavam encobertas e/ou tiveram a sua cor de pele omitida.

O vídeo abaixo, selecionado pela Regine, é sobre o escritor Machado de Assis:

 

A segunda dica da Regine é o vídeo “MC Sofia- Princesinha que nada!” do Canal da Trip TV, no qual a MC Sofia (de 11 anos) e a sua mãe dão uma aula de como abordar a questão do racismo na sala de aula e o o ser negro(a) em uma sociedade como a nossa:

Para complementar a discussão do Tema 3- Violência e tensões sociais nas cidades, o Prof. Jailson, de Novo Horizonte-SP, fez uso de um artigo de jornal (A Folha de São Paulo), que trata da questão da violência contra a mulher   por meio do estupro. O artigo traz um breve histórico deste crime e a sua abordagem pela legislação, e do papel relegado à mulher (ou não) diante do mesmo, e o fato de muitas agredidas terem receio de denunciá-lo. Texto que suscita reflexões  e expõe a necessidade de um amplo debate no Brasil. O link para o artigo é:

http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/06/1778601-historia-mostra-por-que-tantas-mulheres-se-calam-sobre-estupro.shtml

 

Obrigada Regine e Jaílson!

Todas as colaborações dos professores são muito bem vindas. Essa troca só favorece o nosso trabalho como professores.

Adriana

 

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando