Era uma vez Brasil

Relato do 7º dia

15057910_407361199652760_186550137_n

No dia 14 de novembro de 2016, o dia começou cedo. Às 8:20hs da manhã os alunos estavam acordados e prontos para mais um dia de aprendizado histórico e cultural. Os destinos eram o Castelo de São Jorge e a Torre do Tombo.

A primeira visita foi ao Castelo de São Jorge, construído a mando de D João I, muito importante na época, pois era o melhor local de defesa por ter sido construído em uma das partes mais altas de Lisboa.

Começamos a visita ao castelo em uma conversa com o autor do livro “1808”, Laurentino Gomes, e em seguida uma homenagem a ele. Conhecendo o castelo, conseguimos perceber a vista para a ponte 25 de abril, situada no Rio Tejo, de onde 58 navios da corte portuguesa foram para o Brasil na tentativa de fugir das tropas francesas. De um lado, tem a vista para a primeira Igreja do Bonfim, do outro lado estão enterrados D. João VI e sua esposa Carlota Joaquina, e, ao fundo do castelo existe a igreja São Vicente de Fora.

Logo em seguida, tivemos um momento para fazer compras nas lojinhas do entorno do castelo. Depois, fomos almoçar no McDonald’s que fica dentro de um zoológico. Então, pegamos o ônibus e fomos para a Torre do Tombo, nossa próxima visita.

O prédio da Torre do Tombo foi construído em 1990 e recebeu esse nome, porque os documentos importantes do rei eram chamados de tombos e estavam localizados em uma torre do Castelo de São Jorge. Houve um incêndio no Castelo de São Jorge, mas não atingiu a torre onde estavam os documentos, alguns se perderam, mas a maioria se salvou. Foram então levados para um convento esperar que um novo edifício fosse construído: a Torre do Tombo. Este moderno edifício ocupa uma área de 54.900 m2 e conta com cerca de 100 km de prateleiras preenchidas com diversos tipos de livros e documentos, entre eles está o mais antigo: escrito no século IX. Sua construção lembra a forma de um templo, demonstrando que a memória é sagrada. A Torre o Tombo não só possui documentos de Portugal, mas também do mundo inteiro.

Para finalizar o dia, fomos à praia na esperança de ver a Super Lua, a qual foi frustrada ao percebemos que o fenômeno tinha sido na noite anterior. Mas, fomos para o terraço do hotel, onde fizemos uma espécie de confraternização entre nós. Resumindo, tivemos um dia maravilhoso de muito aprendizado e diversão!

 

Alunos realizadores:

Sara Raquel Correia da Rocha

Milena Sertão Ribeiro

Victor Vercelone Clemente Ribeiro

Luís Guilherme Vitorino Corado

 Anthony Natã Simione de Souza

Sarah dos Santos Passos

Júlia Delsim de Sousa

Ana Gabriela Dourado Teixeira de Souza

 

 

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando