Era uma vez Brasil

RELATO DO 7º DIA

r72

E hoje completou uma semana da nossa estadia..
Hoje acordamos mais cedo e fizemos nossa rotina matinal. Foram 40 minutos de viagem em direção ao Palácio Nacional de Mafra. Esse palácio é o mais modesto entre todos os que visitamos, pois lá tinha um convento de frades e como eles juram levar uma vida pobre, nada poderia ser muito luxuoso. Chegando lá vimos muitas salas e uma delas nos chamou muita atenção. Era a sala de caça lá tinham muitas cabeças de animais empalhadas e também muitos móveis feitos de pele e chifre de animais. A sala de jogos continha a mesa de pião, sinuca e mesa de bilhar que eram os jogos que os rei usava como diversão frequentemente.
Passamos também por uma biblioteca que contém livros bem antigos do século XV. Alguns, infelizmente, foram marcados pelo tempo, como traças que arruinaram algumas raridades, porém atualmente os morcegos comem essa praga, colaborando com a preservação das obras. Visitamos também a  enfermaria onde as camas eram viradas para o altar, porém aparentemente bem desconfortáveis.

BIBLIOTECA NACIONAL

Após o almoço, fomos visitar a Biblioteca Nacional, que é uma das mais importantes do país, onde assistimos uma palestra falando sobre a as ordens religiosas. Para completar a palestra, visitamos o pequeno museu para entendermos melhor como eram seus custumes. Lá tinham relíquias vindas dos conventos, essas refletiam um pouco do seu modo de vida.
Ao sairmos do museu, fomos apreciar a sala de estudos, um lugar silencioso, perfeito para os estudantes e amantes da leitura onde existem 200 mesas organizadas para eles. Nessa biblioteca existem aproximadamente 5 milhões de livros q se colocados em linha reta são tem 50 km de comprimento. A organização das obras é por categoria e cada andar é uma diferente. As pessoas ao chegarem na biblioteca, requisitavam o livro desejado e aguardavam na mesa enquanto, através de elevadores de livros, os mesmos chegavam até suas mãos por pessoas responsáveis nisso. Os estudantes podem contar com a tecnologia das máquinas de fotocópias e das microfilmagens onde arquivos mais antigos poderiam ser impressos e utilizados como material de estudo juntamente com os livros.
Nós nos impressionamos com a belíssima arquitetura e organização desse espaço bem preservado e funcional além de como a tecnologia é utilizada a seu favor.

TORRE DO TOMBO

Para finalizar a tarde, fomos a terceira visita: a Torre do Tombo. Antigamente era sediada no Castelo de São Jorge, porém após o terremoto de 1755, foi destruído e mudou para a atual sede. Na Torre do Tombo, são guardados arquivos desde 1378. Ela foi oficialmente denominada de institutos dos arquivosnacionais/torre do tombo (IANTT). Possuindo funções de arquivo nacional e de órgão de cordenação de política arquivística nacional. Assistimos a um vídeo que falava sobre a abolição da pena de morte em Portugal (1867 – 2017). Já aqui no Brasil ainda não foi totalmente abolido pois se o país estiver em guerra e um militar “fugir”, este pode ser julgado e condenado a pena de morte. Após a terceira visita, retornamos ao hotel e seguimos nossa rotina: banho, jantar e a reunião noturna.
Adoramos nosso dia!

 

INTEGRANTES DO GRUPO:

Marianne (Belo Jardim)

Mayron (Belo Jardim)

Nataly (Salvador)

Rebeca (Salvador)

Mateus (Lençóis Paulista)

Calita (Lençóis Paulista)

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando