Era uma vez Brasil

Relato do 4º dia (10/11)

WhatsApp Image 2019-11-28 at 5.48.15 PM

Museu Nacional do Azulejo:

A experiência adquirida nos levou para outro lugar, para um portal do passado, que causa um espanto em nossa imaginação, beleza e o encanto da história dos azulejos, que apresentam uma grande percepção artística da cultura portuguesa. Os azulejos nos mostram toda história de Portugal no séc. XV até atualmente, onde podemos notar Lisboa antes do terremoto, considerado um dos maiores terremotos da história da Europa, vocês conseguem imaginar o tamanho da destruição?!

A sensação ao entrar no museu foi muito marcante em nossos corações, é como se fosse quando ganhamos um presente de natal que queríamos muito e ficamos com aquele sorriso de orelha a orelha.

Não pense que o Museu Nacional do Azulejo, se enquadra apenas nestes parâmetros (no caso os azulejos) a sua amplidão de encantar vai muito além disso, por exemplo, a Igreja Madre De Deus, que nos mostrou com a sua formosura a sua poesia da beleza. Além disso, também visualizamos uma sala dos tesouros, que é cheio de relíquias, como caveiras (elas podem assustar um pouquinho, mas não é nada demais…)

Panteão:

De longe, já podemos notar como é incrível e quando estamos dentro dele, nos sentimos até como uma formiguinha, de tão grande que está belezura é. Nele também podemos observar túmulos demonstrativos de pessoas de grande importância como: Dom Henrique, Vasco Da Gama, Pedro Álvares Cabral e entre outros. Sem contar que o Panteão também apresenta um órgão de tubo de antigamente, que nos causa uma certa curiosidade de conhecer o seu som, não vamos mentir…

Está belezura, apresenta uma vista panorâmica totalmente encantadora, mas como tudo tem um preço, não seria diferente. Para chegar nessa utopia total, tivemos que subir mais de 100 degraus, 100 degraus ‘’pisando’’ na história. Uma dica valiosa, antes de virem conhecer o Panteão, exercitem suas queridas pernas e vocês entenderão o porquê desta dica quando a sentirem…

City Tour:

Além de todas as maravilhas de Lisboa não para por aí, a cidade é totalmente rica em conhecimento e diversidade. Para vocês conseguirem imaginar melhor temos casas coloridas, ruas estreitas e com bastantes subidas, sem falar é claro, dos grafites que colorem os muros.

Como sabemos, o terremoto mudou a história de Lisboa e deixou sua marca na cidade que em alguns pontos teve que ser reformada, mas, mesmo assim não deixou sua beleza de lado se tornando mais encantadora do que já era.

Um participante do projeto: Era Uma Vez Brasil relatou um pouquinho da sensação de estar na cidade de Lisboa: ‘’Eu tive a sensação de surpresa de alegria, em poder levar para o Brasil conhecimentos falado por moradores. Me sentir muito emocionado em ver tanta antiguidade dos nossos ancestrais. Uma coisa que eu percebi foi que o centro de Lisboa me lembra Salvador’’- Vitor Souza(BA)

  • CURIOSIDADE: As pedras que formam o calçamento da praça de Rossio, basalto (preta) e calcário (branca) são por causa delas que a bandeira de Lisboa é preta e branca em homenagem a elas.
  • O terremoto que causou um estrago danado em Lisboa, demorou 7 minutos e ocorreu em 1 de novembro e 5 minutos depois ocorreu um tsunami.
  • A receita do delicioso pastel de Belém (você tem que provar!) foi criada em 1824.
  • Urinol, um nome bem estranho, e tenho certeza que vocês irão se impressionar com a sua função: é um lugar, que apresenta apenas uma ‘’parede’’ para cobrir a lateral e o restante é aberto, não sei se deu para compreender direito, mas a sua função é para os homens urinarem a céu aberto.

 

Relato escrito por:

Ariane Ketelin da Silva – São Paulo (Lençóis Paulista)

Emanuelly Nogueira – São Paulo (Lençóis Paulista)

Edlene Silva – Pernambuco (Belo Jardim)

Dijaci Filho – Bahia (Mata de São João)

Vitor Souza – Bahia (Mata de São João)

Yasmin Silva – Pernambuco (Belo Jardim)

 

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando