Era uma vez Brasil

Relato do 2º dia (08/11)

WhatsApp Image 2019-11-10 at 6.46.25 PM

Começamos nossa visita pelo Palácio Nacional de Sintra, aonde nos foi apresentado pela nossa guia, a história e a cultura real portuguesa para aprendermos um pouco das tradições da família real. Logo no início da visita a guia nos mostrou a presença da cultura árabe-mulçumana, nos foi falado que o cisne é uma ave de estrema elegância para os portugueses e também da água que para eles era muito usada para a purificação. Ao longo da visita fomos conhecendo os cômodos em que a realeza havia estado, inclusive notamos que eles usavam muitos azulejos (mais uma herança dos mouros), em seguida fomos aos quartos onde dormiam os reis, foi ai que nossa guia nos explicou o porquê das camas serem pequenas que é pelo fato de acreditarem que quando deitavam de barriga para cima o sangue iria parar na cabeça.

Após a visita fizemos piquenique em que todos se reuniram para lanchar pois não voltamos para o hotel, pois teria a visita de mais dois pontos turísticos que são: o Palácio Pena e Castelo dos Mouros.

No Palácio Pena, nossa guia falou que a família real o visitava no verão, logo na frente havia uma figura meio homem e meio peixe (o Tritão) que tem significado da criação do universo que também representa a terra que é o ser humano e a parte peixe que representa o mar, esse estilo de arte e chamado de neomanuelino, também notamos a presença de muitos azulejos, nos foi falado que o antigo mosteiro foi reformado por D. Fernando II devido ao grande terremoto que atingiu Lisboa.

Já no Castelo do Mouros, teve um pouco de adrenalina, por conta do vento e da altura. Apesar da quantidade de degraus, valeu a pena pois a vista é muito linda: é possível ver a cidade de Lisboa inteira de lá de cima, sem contar que o por do sol estava lindo… tirando o frio e os degraus estava tudo muito maravilhoso!

Para finalizar a noite tivemos um debate sobre o que seria falado no dia em que visitaremos as escolas e a Universidade em Lisboa, qual tema seria apresentado para os alunos da universidade e das escolas. Foi proposto, a nós que fizéssemos pequenas apresentações para esses alunos e surgiram várias ideias e até mesmo houve algumas polêmicas: questionar o “descobrimento” do Brasil seria uma atitude extremista ou não? Deveríamos apresentar aos portugueses um pouco mais da nossa cultura?

 

Relato escrito por:

ALLAN CLEITON DA SILVA  (MACATUBA-SP)

GUILHERME ANTONIO MARTOS (LENÇÓIS PAULISTA-SP)

IZABELE RIBEIRO PEREIRA DA SILVA (BELO JARDIM-PE)

LORENA STEFÂNY CORDEIRO DE SOUZA (BELO JARDIM-PE)

MARILIA BATISTA ALVES SOARES (MATA DE SÃO JOÃO-BA)

RAQUEL SANTANA DA CRUZ (SALVADOR-BA)

 

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando