Era uma vez Brasil

O papel do indígena na História do Brasil

Vista Cidade baixa (55)

Hoje, dia 19 de abril, no qual vários locais na Internet e fora dela festejam o “Dia do Índio”, convidamos todos para algumas reflexões, tais como qual o lugar do indígena na História do Brasil? Quanto da sua diversidade cultural foi perdida e o que corre o risco de se perder?

O próprio Censo do IBGE que mapeia a população brasileira passou a incluir a classificação como indígena no seu questionário após 1991. Antes desta data eles eram contados como pardos.

Por tudo isso, o Projeto Era uma vez… Brasil incluiu a questão indígena como um dos seus cinco temas norteadores.

Dentro do tema, o aluno deverá pesquisar (com auxílio do professor) o lugar destes povos na escrita do período histórico estudado. E refletir sobre o porquê de haver a prevalência dos sujeitos europeus sobre os indígenas e seus descendentes. Todos os povos indígenas são iguais? Têm os mesmos costumes? Falam a mesma língua? Hoje, qual o papel dos indígenas na sociedade? Existem ou existiram povos indígenas na cidade em que o aluno vive? Quais? Onde eles estão? Há algum resquício desse passado de colonização na situação atual dos indígenas no Brasil?

São questões prementes para pensarmos em nossas aulas junto com nossos alunos.

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando