Era uma vez Brasil

CAMPUS BAHIA

IMG_0499

Projeto ‘Era uma vez… Brasil’ leva estudantes baianos à Europa

Uma viagem de dez dias à Europa para ampliar o conhecimento sobre as origens do Brasil. Essa é a proposta do ‘Era uma Vez… Brasil’, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública de ensino que acontece pelo segundo ano consecutivo nas cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE).

O tema do projeto é a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

O projeto é realizado em três etapas, que vão desde a capacitação dos professores de História, etapa já concluída, passando pelo Campus dos estudantes, que acontece até o dia 2 de julho, até a viagem, em novembro. Este ano, o número de estudantes inscritos em todo o país foi quatro vezes maior do que em 2016.

Nessa segunda edição, são mais de 62 escolas municipais mobilizadas na Bahia, sendo 18 em Mata de São João e 44 em Salvador. Em 2016, cem estudantes brasileiros, entre eles 21 baianos de Salvador e Mata de São João e 2 professores de história, foram ciceroneados pelo próprio Laurentino Gomes durante dez dias de vivências na Europa.

O Era Uma Vez… Brasil tem patrocínio da instituição de Ensino Superior Estácio e do Tivolli Eco Resort, ambos pelo segundo ano consecutivo, e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. O projeto conta ainda com parceria das Prefeituras Municipais de Salvador e de Mata de São João, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura e Instituto Camões.

Campus criativo

Atualmente, o projeto está na sua segunda etapa – o Campus, que acontece de 26 de junho a 2 de julho, na Escola Maria Odília Vasconcelos, em Mata de São João. Cem adolescentes de Salvador e Mata de São João foram selecionados e participarão de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual e capoeira. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Assessoria Imprensa: Via Press

Cris Felix : crisfelix@viapress.com.br

Fotografia: Diego Leon

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando