Era uma vez Brasil

Artesanato brasileiro

boi map 2

No Brasil temos um artesanato bem variado. Assim como vimos no post sobre o Acarajé, o artesanato também é um bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico, por meio do IPHAN.

O pernambucano Mestre Vitalino influenciou toda uma geração de artesãos e trouxe destaque para o artesanato de Caruaru-PE. No curto documentário abaixo, produzido pelo Governo de Pernambuco, vamos conhecer sobre a vida deste talentoso mestre.

Como bônus temos duas reportagens e um curta-metragem. A primeira reportagem é da TV Brasil e informa sobre a inauguração do Centro de Referência em Artesanato na cidade do Rio de Janeiro, construído em um prédio que lá existia na época da vinda da família real, em 1808. A segunda é sobre a Feira de Artes e do Artesanato de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo (produzida pela TV Unifesp). O terceiro ´traz um link para curta-metragem de Julio Worcman sobre a Feira do Interior (1988) de artesanato da Bahia.

Adriana

Bônus:

http://portacurtas.org.br/filme/?name=artesanato_da_bahia_madeira_palha_e_ceramica

A imagem destacada na abertura do post, o Boi do Mestre Vitalino, está disponível em: http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2010/11/este-blog-sera-inaugurado-com-uma.html. Acesso em: 30out.2016.

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando