Era uma vez Brasil

Por que História?

Download

Apresentação 1 encontro Era uma vez Brasil
Imagem1

Nas edições anteriores do Projeto Era uma vez… Brasil, em 2012 e 2014, o componente curricular selecionado era Língua Portuguesa. A partir de 2016, a História passou a figurar como o destaque e ponto norteador. Mas por que a História?

Entre muitas respostas, conhecer a História leva a pessoa a entender o Presente, ter argumento e possibilidade de posicionar-se diante dos fatos, de perceber-se como atuante no seu momento histórico, de ser crítico em relação às situações que norteiam o seu cotidiano, de relacionar as passagens ligadas ao Passado umas com as outras e também de observar mudanças e permanências na sociedade, além da evolução da humana em seus mais diversos aspectos.

Isso pode levar à lembrança daquele(a) aluno(a) que um dia questionou sobre o porquê de se estudar História… Para que saber de uma época em que eu nem era nascido, estudar a vida de gente que eu nem conheço… Para que saber do Passado? Quero é saber do Futuro!

Portanto aqui fica o convite àqueles que adotaram a História como seu ofício, a refletir e levar nossos alunos(as) a tal, pois é de uma pergunta que se começa muita coisa.

Bom início de Projeto!

Adriana

 

No vídeo abaixo (de 1min. e 6 seg.) o Prof. Dr. Leandro Karnal  traz mais dados para essa reflexão:

 

Imagem de abertura do post: Real Picadeiro, Lisboa, Portugal, 2016.

Fotografia de Samuel de Castro.

Compartilhar este post por e-mail

Entre em Contato

Origem Produções

Ribeirão Preto / SP
+ 55 16 3623 8012

Salvador / BA
+ 55 71 3018 4373

Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3986 8311

Contato

Todos os campos são obrigatórios

Marque o campo acima antes de enviar.
ATENÇÃO: Preencha todos os campos destacados Enviando